Menu Mobile
Aguarde Carregando

IV Simpósio de Educação em Saúde

Imagem do Evento: IV Simpósio de Educação em Saúde
✪ Local: Teatro Anna Hora Prata, nas dependências da FACISB.
Por:
Escolha a categoria
Código do evento: 83

IV Simpósio de Educação em Saúde
Categoria do evento

O Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor de Barretos realizará no dia 08 de novembro de 2019 o IV Simpósio de Educação em Saúde.

Este evento surge para fortalecer o movimento de Educação em Saúde fomentado pelo Hospital de Amor de Barretos junto aos seus parceiros através do desenvolvimento de projetos e ações com foco na Educação em Saúde, visando contribuir na diminuição de novos casos de câncer e também na implementação da cultura de autocuidado.

Seu objetivo é promover o diálogo sobre temáticas que versam os campos da educação e da saúde tendo em vista a troca de experiências e a oportunidade de pensar estratégias que embasem os trabalhos e projetos neste campo.

Pretendemos gerar grupos informais de investigação educativa que tenham vontade de discutir suas ideias e aspirações abertamente e também desejamos estimular a intervenção na realidade, sobretudo junto às questões de educação em saúde.

Neste ano, contaremos com a programação do Pré-Simpósio de Educação em Saúde, nos dias 06 e 07 de novembro de 2019 com atividades (palestras e workshop) voltados para a temática de Divulgação Científica. Esta programação se dará graças à parceria com a Liga Nacional de Divulgação Científica.

Pré-Simpósio (06 e 07/11/19)

Programação do Pré-Simpósio - 06/11/2019

IV Simpósio de Educação em Saúde do Hospital de Amor

Quarta-feira, 06/11/2019

14h às 18h – Workshop de Comunicação Científica – Parte I

Palestrantes: Me. Leonardo Parreira
Biomédico, mestre e doutorando pela UNIFESP. Criador do GATU onde ministra palestras, cursos e workshops sobre comunicação científica. Finalista 4 vezes do Euraxess Science Slam, tendo vencido duas, finalistas do Swissnex e do Famelab. Fundador da Liga Nacional de Comunicação Científica. Criador em Santos do evento ciência em dose. Coordenador do Pint of Science em Santos.

Palestrantes: Dra. Raquel Caserta Salviatto
Bióloga formada pela Unesp, mestre e doutora em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP. Finalista das edições de 2017 e 2018 do FameLab Brasil e é uma das colaboradoras da página Nunca vi um cientista, Liga Nacional da Comunicação Científica, além de ser colunista do Descascando a Ciência. Instituição: Centro de Citricultura Sylvio Moreira / Instituto Agronômico de Campinas.

Público-Alvo: Finalistas do II Concurso de Comunicação Cientifica do Ligando a Ciência

 

Quinta-feira, 07/11/2019

8h às 12h | Workshop de Comunicação Científica – Parte II

Público-Alvo: Finalistas do II Concurso de Comunicação Cientifica do Ligando a Ciência

14h00 | Abertura do Pré-Simpósio – Projeto Ligando a Ciência
Público-Alvo: Profissionais e Graduandos das áreas de Educação e de Saúde.

14h15min | Palestra: Neurociência das emoções, memória e aprendizagem
Palestrante: Me. Raimundo Soares Junior

Graduado em Ciências Biomédicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu. Mestre pelo programa de pós-graduação em Neurociências e Ciências do Comportamento, pela FMRP-USP, atuando nos seguintes temas: Mecanismos de controle da dor e comportamento defensivo. 

15h15min | Palestra: Como as expressões corporal e fácil influenciam a comunicação científica
Palestrante: Drª Isabela Almeida Ramos
Graduada (2010), Mestre (Bolsista CAPES/2013) e Doutora (Bolsista CAPES/2017) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Atualmente é Docente Adjunto I, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (mestrado) em Educação Física da UCB, é ainda docente dos cursos de Saúde do Centro Universitário UniProjeção onde atua como coordenadora do GEBRINCA - Grupo de Estudos em Exercícios, Brincadeiras, Cognição e Aprendizagem. Avaliadora AD HOC da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

16h15min | Coffe

16h45min | Palestra: Escolhas, Escolas e Humor
Palestrante: Me. Rafael Studart Monclar
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


 

IV Simpósio de Educação em Saúde

 08 de novembro de 2019 - FACISB

Tema: “Você não está sozinho: quando o Bem-Estar Mental e a Educação se encontram”.

 

13h30 – Pitch de apresentação – Os finalistas se apresentam para o público do Encontro Científico e para uma banca composta por profissionais do Hospital do Câncer de Barretos

17h – Anúncio do vencedor e premiação



 

Programação do Simpósio - (08/11/19)

Programação do Simpósio - 08/11/2019

IV Simpósio de Educação em Saúde do Hospital de Amor

Tema: “Você não está sozinho: quando o Bem-Estar Mental e a Educação se encontram”.

Sexta-feira, 08/11/2019

07h30 – Credenciamento

08h00 – Abertura do IV Encontro Científico de Educação em Saúde do Hospital de Câncer de Barretos

8h30min | Palestra: – “Autoconhecimento como estratégia para promoção de saúde e bem-estar mental”
Palestrante: Drª Carla Andrea Tieppo
Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil. Possui título de doutora em Ciências pela USP. Há 24 anos é professora e pesquisadora da FCMSCSP onde ministra aulas de graduação e pós-graduação sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. Aplica os conhecimentos da Neurociência com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades.

9h25min | Palestra: Reflexões sobre o Bem-Estar Mental dos professores da Educação Básica
Palestrante: Drª Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Pedagoga, Doutora em Educação, Livre Docente em Educação em Saúde e Enfermagem, Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

10h20min | Coffee Break

10h50min | Palestra: ESCUTANDO SILÊNCIOS: a saúde mental de quem cuida em foco
Palestrante: Drª Cléria Maria Lobo Bittar
Psicóloga, bacharel em Direito. Mestre e Doutora em Serviço Social pela UNESP, pós-doutorado pelo Instituto Universitário de Estudos de Mulheres (Universidade de Valencia, Espanha). Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde da Universidade de Franca, temas de interesse.

11h45min | Palestra: Você tem sede de que? Você tem fome de que? Falando sobre conexões na relação Educação e Saúde.
Palestrante: Denise De Micheli
Professora Associada do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Coordenadora do PPG Educaçao e Saúde- UNIFESP- Professora Visitante da Universidade de San Antonio-Texas e San Francisco State University, -EUA.

12h30min | Lanche box

???????13h10min | Pitch de apresentação – finalistas do Concurso promovido pela Liga Nacional de Divulgação Científica

13h40min | Apresentação de trabalhos (modalidade oral).

15h00 | Coffee

15h30min | Workshops

Workshop: Redução de estresse e de ansiedade baseado em Mindfulness.
Palestrante: Drª Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva
Pós-doutorado em Cuidados Paliativos, Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida do Hospital de Amor, Docente Permanente da Pós-graduação Stricto Sensu (HA), Docente Permanente do Mestrado profissional (HA), Formação em Mindfulness pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – UNIFESP

Workshop: Estudar, pesquisar, bem viver: como a Educação em Saúde contribui?
Palestrante: Drª Helena Maria Scherlowski Leal David
Enfermeira, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/FIOCRUZ, Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de trabalho, sociedade e saúde, educação em saúde, educação popular e educação profissional.Todos com sua interface com a promoção da saúde: gênero, envelhecimento, trabalho, direitos humanos e espiritualidade.

Workshop: A consciência emocional para uma experiência pacífica
Palestrante: Prof. Emerson Mello dos Santos
Formado em Tecnologia da Informação, Pedagogo, pós-graduado em Tecnologias da Aprendizagem, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, é gerente do Senac Barretos, atuando como Diretor de Unidade Escolar, Supervisor Educacional e Professor do Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Workshop: Espelho, espelho meu!
Palestrante: Elaine Liess (Elaine Janaina Vicente Liess)
Psicóloga, pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Sócia da empresa Educação Inédita, se dedica ao desenvolvimento e implantação de estratégias de ensino, da coordenação do PAS-IN Programa de Aprendizagem Socioemocional e à realização de ações formativas e oficinas pedagógicas para educadores.

17h30min | Premiação dos trabalhos científicos (resumos ampliados), pôsteres, apresentações orais e Concurso Ligando a Ciência.

18h | Finalização.

* Os pôsteres serão avaliados durante o evento. Será comunicado por e-mail aos autores o horário de apreciação pela banca de avaliação. 

 

Comitê

Comissão Organizadora

Profa. Esp. Carla Alexandra Elefante de Oliveira

Prof. Esp. Gerson Lúcio Vieira

Dr. Vinicius de Lima Vazquez

Leonardo Parreira Silva Nascimento

Cristiane Pereira Vargas Cousseau

Dra. Joana de Jesus Andrade


Comissão Científica

Dr. Rui Manuel Vieira Reis

Dr. Vinicius de Lima Vazquez

Prof. Esp. Gerson Lúcio Vieira

Profa. Dra. Joana de Jesus de Andrade – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Dr. Rafael Alberto Moretto – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Sofia Morais Candido (Mestranda) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Dra. Ana Maria Queirós Norberto – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Bruna Domingos dos Santos (Doutoranda) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Mayla Eduarda Rosa Celorio (Mestranda) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Ana Cláudia Alves Legore (Mestranda) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Joyce Ingrid de Lima (Mestranda) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto

Elaine Moreno Mendonça (Mestranda) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto


Organização do Evento

Departamento Eventos Científicos & Turismo Corporativo
 

Suporte Artes Gráficas

Fotografia Médica

 

Investimento

Profissionais da Sáude em Geral - R$ 50,00
Educadores - R$ 50,00
Outros Profissionais - R$ 50,00

OBS: As Inscrições serão realizadas até o dia 10/10/2019.
OBS: AS INSCRIÇÕES SÓ SÃO REEMBOLSADAS ATÉ O PRAZO DE 7 DIAS A PARTIR DA DATA DE APROVAÇÃO DA MESMA, APÓS ESSE PRAZO NOS RESERVAMOS NO DIREITO DE NÃO REALIZAR REEMBOLSO. 

Sub. Trabalho
  1. Informações aos autores:
  1. Para conhecimento, cada pesquisador poderá enviar até 3 trabalhos individuais ou coletivos, sob a forma de resumo expandido. Os trabalhos coletivos podem ter um autor e no máximo cinco coautores.
  1.  Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o(s) autor (es) responsável (is) pelo conteúdo e apresentação do texto.
  1.  Nesta edição do IV Simpósio de Educação em Saúde não haverá apresentação de trabalhos completos.
  1.  Os resumos aceitos deverão ser apresentados em formato de pôster e dentre estes alguns serão convidados para comunicação oral.

 

  1. Sobre as modalidades:
  1. Pôster: A apresentação se dará por meio da exposição em painéis em local, data e horário a serem estipulados pela organização do evento.
  1. O(s) autor(es) deve(m) permanecer ao lado do seu pôster durante o tempo indicado na programação para a exposição.
  1. Apresentação oral: Caso o trabalho for selecionado, será convidado para a apresentação oral, com tempo de 15 minutos, com discussão no final das apresentações de cada sessão.

 

  1. Eixos temáticos – Educação em Saúde:
  1. Educação Básica.
  1.  Ambiente Universitário.
  1. Rede de Atenção em Saúde;
  1. Outros territórios 

 

  1. Normas para elaboração do resumo expandido:
    1. Espaçamento simples "entre linhas";
    2. Fonte Arial 12;
    3. Margens justificadas a 2,5 cm e formato A4, editado em Word (doc.);
    4. Mínimo de 3.000 e máximo de 5.000 caracteres (incluindo espaços e excluindo as palavras-chave e referências);
    5. Eixo temático e Título: utilizar negrito e maiúsculas com formatação centralizada;
    6. A inserção de tabelas, gráficos ou imagens é opcional a cada autor;
    7. O resumo deve conter a seguinte sequência e indicar a sessão em negrito: pré-textual (eixo temático, título do trabalho, autores e de 3 a 5 palavras-chave), textual (introdução, objetivos; procedimentos metodológicos; resultados e considerações finais/conclusões) e pós-textuais (referências).
    8. As indicações bibliográficas, dentro do texto, devem vir no formato sobrenome do autor, data de publicação e número da página entre parênteses, como, por exemplo, (AZEVEDO, 1946, p. 11).
    9. As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em outro parágrafo, utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda), em corpo 11, sem aspas.
    10. As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

Para baixar o template, CLIQUE AQUI

 

5. Observações:

5.1 Os resumos fora dos critérios estabelecidos não serão aceitos;

5.2  Os resumos enviados fora do prazo não serão aceitos;

5.3 O autor deverá estar inscrito no IV Simpósio de Educação em Saúde para submeter e apresentar o seu trabalho.

5.4  Quando houver mais de um autor, ao menos um deverá estar inscrito;

5.5 Dúvidas: consulte a Comissão Organizadora através do e-mail: nec@hcancerbarretos.com.br e insira no assunto do e-mail: Dúvidas IV Simpósio de Educação em Saúde.

 

6. Critérios para seleção dos resumos:

  1. Originalidade do tema;
  2. Relevância e contribuição científica – social;
  3. Articulação e coerência;
  4. Clareza dos métodos empregados e resultados encontrados;
  5. Conclusão do estudo.

 

7. Sobre a seleção dos resumos:

7.1 Será avaliação cega por pares, no qual a identidade e a afiliação institucional do (s) autor (es) não são do conhecimento dos avaliadores.

7.2 A avaliação é realizada pela Comissão Científica do Simpósio, composta por membros de reconhecida contribuição científica na área.

7.3 Cada trabalho é avaliado por, no mínimo, três integrantes da Comissão Científica. O resultado final do processo de avaliação de cada trabalho submetido corresponde à média das avaliações dos três avaliadores, o que indicará a aceitação ou não do trabalho científico para apresentação no Simpósio.

7.4 Não caberá recursos para trabalhos não aceitos. A avaliação e aprovação dos trabalhos pela comissão Científica é soberana.

 

8. IMPORTANTE

8.1 O trabalho deverá ser submetido até o dia pelo e-mail nec@hcancerbarretos.com.br  

8.2 A comunicação automática entre o Simpósio e os autores será por meio do endereço eletrônico do primeiro autor, assim como as devidas certificações. 

8.3 Serão atribuídos certificados para o melhor trabalho (apresentação oral e pôster) por eixo temático.

8.4 Os Trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-Científica serão publicados eletronicamente nos Anais do Simpósio, disponíveis no site da Hospital de Amor sob o ISSN 2596-1993.

 

9. Datas Importantes

Cronograma IV Simpósio de Educação em Saúde

Data

Programação

Até 01/10/2019

Prazo para submissão dos resumos

02 à 21/10/2019

Avaliação da Banca

21/10/2019

Divulgação dos Resultados

22 à 28/10/2019

Correções dos Resumos

7/11/2019

Pré-Simpósio

8/11/2019

IV Simpósio de Educação em Saúde

 

10. Normas para confecção do Pôster:

10.1 Largura: 80cm

10.2 Altura: 110cm

10.3 O pôster deverá conter as seguintes informações:

- Cabeçalho (contendo a logo do vínculo institucional do autor e a logo do Hospital de Amor de Barretos)

  • Eixo temático;
  • Título igual ao do resumo aceito;
  • Nomes e Instituições dos autores;
  • Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão;
  • Nome da Agência de fomento se houver.

10.4 Cuidados com o Pôster:

  • O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1,5 metros;
  • É obrigatório que o pôster tenha o cordão para pendurar;
  • O pôster deve ser pendurado no dia do evento antes das 08:00 e retirado imediatamente após o término do evento às 17:00. (A comissão organizadora não se responsabilizará por pôsteres não retirados).

10.5 Apresentação do Pôster:

  • Um dos autores deverá estar presente junto ao pôster no horário indicado e que o mesmo esteja usando o crachá entregue no credenciamento do evento para fim de debater o trabalho. Ao menos um integrante da Comissão Científica avaliará a apresentação;
  • Não será permitida a apresentação por terceiros: não autores;
  • Não deverá ser apresentado com computador ou outros equipamentos eletrônicos;
  • Critérios a serem considerados na seleção dos melhores pôsteres:

- Organização;

- Descrição clara dos objetivos e métodos empregados;

- Harmonia no emprego de cores, imagens, gráficos etc.

Dicas para elaboração dos pôsteres: CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

Local

Local

Teatro Anna Hora Prata - FACISB
Av. Loja Maçônica Renovadora 68, nº 100, Bairro América

 

Todos direitos reservados © 1999 - 2019 Hospital de Câncer de Barretos.