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I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos

Imagem do Evento: I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos
✪ Local: Barretos Country Hotel
por:
R$ 370,00
Código do evento: 23

Tema: Integração dos Cuidados Paliativos na Oncologia | Resgatando a Dignidade Humana
Categoria do evento
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Os Cuidados Paliativos (CPs) representam um área relativamente nova da medicina, que vêm ganhando espaço e importância nas últimas décadas. Em oncologia, os CPs são essenciais para pacientes com câncer em diversas fases evolutivas da doença; desde momentos mais precoces, durante o tratamento sistêmico do câncer (com quimioterapia, por exemplo) até em fases finais de vida. Embora seja reconhecido o benefício dos CPs na oncologia - especialmente quando iniciado precocemente - a maior parte dos pacientes acabam sendo consultados (quando consultados) pelas equipes de CPs muito tardiamente. Diversas barreiras dificultam a integração entre as equipes de oncologia e CPs. O Hospital de Câncer de Barretos (HCB), em suas Unidades I e II, congrega equipes de oncologia clínica, cirurgia, radioterapia e Cuidados Paliativos; nesta última, especialmente, é de grande importância a atuação multiprofissional de forma interdisciplinar. Muitas pesquisas vêm sendo conduzidas no HCB visando à integração das equipes de oncologia e CPs e a melhora na assistência aos pacientes e seus cuidadores familiares. Este evento tem como foco primordial a discussão a respeito da integração entre equipes e identificação de modelos mais eficazes de CPs em nossa realidade. Além do mais, serão discutidos tópicos de interesse geral para os paliativistas, como dor, terapias alternativas e complementares, qualidade de morte e o processo de morrer.

Programa

"Integração dos Cuidados Paliativos na Oncologia"

1º Dia – 20/10/2017 (Sexta-feira) 

7:40 – 8:10 | Entrega de material
8:10 – 8:20 | Boas Vindas: Dr. Edmundo Mauad (Hospital de Câncer de Barretos)
8:20 – 8:30 | Abertura: Dr. Carlos Eduardo Paiva (Hospital de Câncer de Barretos)
8:30 – 8:40 | Vídeo de Abertura: Os cuidados paliativos do Hospital de Câncer de Barretos

Cuidados Paliativos no Brasil: Passado, presente e a construção do futuro
Mesa Redonda: 8:40 – 10:25
Moderador
: Dr. Carlos Eduardo Paiva (Hospital de Câncer de Barretos)

Palestra 1. 8:40 – 9:10
A história dos Cuidados Paliativos no Brasil e seu ensino na graduação
Palestrante
: Dra. Graça Mota Figueiredo (Faculdade de Medicina de Itajubá MG)

Palestra 2. 9:10 – 9:40
Pesquisas em Cuidados Paliativos – Onde estamos?
Palestrante
: Dr. Carlos Eduardo Paiva (Hospital de Câncer de Barretos)

Palestra 3. 9:40 – 10:10
Integrar e multiplicar: A atuação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos para o avanço dos cuidados paliativos no Brasil
Palestrante
:  Dr. André Filipe Junqueira dos Santos (Universidade de São Paulo/Instituto de Oncologia de Ribeirão Preto/Academia Nacional de Cuidados Paliativos)

10:10 – 10:25 | Perguntas

10:30 – 11:00 | Simpósio Satélite - Grunenthal
Palestrante:  t.b.d

Integração dos Cuidados Paliativos em Oncologia
Mesa redonda: 11:00 – 12:50
Debatedores:
Ms. Juliana Beraldo Ciorlia (Hospital de Câncer de Barretos)
Dr. André Filipe Junqueira dos Santos
Dra. Érica Boldrini Jamal Pereira (Hospital de Câncer de Barretos)

Palestra 4. 11:00-11:50
Integration of oncology and palliative care programs: searching the best model
Palestrante
: Dr. David Hui (MD Anderson Cancer Center/Estados Unidos)

Palestra 5. 11:50 – 12:30
What are the benefits of early Palliative Care in Oncology?
Palestrante:
 Dr. Camilla Zimmermann (Princess Margaret Cancer Centre, University Health Network/Canada)

12:30 – 12:50 | Perguntas

13:00 – 14:30 | Almoço

13:00 – 14:30 | Trabalhos em pôsteres – Avaliação da Comissão Científica do Simpósio

14:30 - 16:00 | Avaliação das apresentações Orais pela Comissão Científica do Simpósio

14:30 – 14:40 | Presidente da Comissão Científica – Ms. Cleyton Zanardo de Oliveira - Critérios de avaliação dos trabalhos

14:40 – 14:50 | Apresentação 1:
14:50 -15:00 | Perguntas da Comissão Científica

15:00 – 15:10  | Apresentação 2:
15:10-15:20 | Perguntas da Comissão Científica

15:20 – 15:30 | Apresentação 3:
15:30 - 15:40 | Perguntas da Comissão Científica

15:40 – 15:50 | Apresentação 4:
15:50 - 16:00 | Perguntas da Comissão Científica

Palestra 6. 16:10 – 17:00
Tratamento precoce da dor no paciente com câncer
Palestrante:
 Dra. Angela Maria de Sousa (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)
Moderadora: Esp. Layra Minuncio Nogueira (Hospital de Câncer de Barretos)

17:00 – 17:10 | Perguntas

Palestra 7. 17:15 – 18:05 
Chemical coping: screening, prevalence and suggested approach
Palestrante:
 Dr. David Hui (MD Anderson Cancer Center/Estados Unidos)
Moderadora: Dra. Maria Salete A. Nascimento (Hospital de Câncer de Barretos)

18:05 – 18:15 | Perguntas

Fechamento do 1º dia de Simpósio -  Dr. Carlos Eduardo Paiva 

 

2º Dia – 21/10/2017 (Sábado) 

8:00 – 8:10 | Abertura: Cerimonial

 8:10 - 8:40 - Simpósio Satélite Mundipharma
Cuidado integral do paciente oncológico e discussão
Palestrante: Dr. Ricardo Caponero (Hospital Alemão Oswaldo Cruz)
Moderador: Dr. Carlos Eduardo Paiva (Hospital de Câncer de Barretos)

8:40 – 8:50 | Perguntas

"Resgatando a dignidade humana"

Palestra 8. 8:50 – 9:40
A morte é um dia que vale a pena viver: O que aprendi com meus pacientes em fim de vida.
Palestrante
: Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes (Casa do Cuidar, Hospital Albert Einsten)
Moderadoras: Dra. Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva (Hospital de Câncer de Barretos)

9:40 – 10:00 | Perguntas

10:00 – 10:30 | Coffee-break 

Qualidade de morte e o resgate da dignidade humana
Mesa redonda: 10:30 – 12:15
Moderadora:
Esp. Talita Caroline de Oliveira Valentino (Hospital de Câncer de Barretos)
Dra. Érica  Boldrini Jamal Pereira (Hospital de Câncer de Barretos)

Palestra 9. 10:30-11:00
Challenges in supporting family caregivers of patients with advanced cancer
Palestrante: Dra. Camilla Zimmermann (Princess Margaret Cancer Centre, University Health Network/Canada)

Palestra 10. 11:00 – 11:30
Como estimular a busca por sentido de vida durante o processo de morrer?
Palestrante:
Dra. Maria Júlia Kovács (Universidade de São Paulo)

Palestra 11. 11:30 – 12:00
A inversão do processo natural da vida: morte e luto em pediatria
Palestrante:
Dra. Regina Szylit (Universidade de São Paulo)

12:00 – 12:15 | Discussão e perguntas

A espiritualidade e a religiosidade como formas de enfrentamento dos pacientes no fim de vida
Como eu abordo essa necessidade?
Palestra 12.12:15-12:30:
Dra. Graça Mota Figueiredo (Faculdade de Medicina de Itajubá MG)
Palestra 13. 12:30-12:45: Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes (Casa do Cuidar, Hospital Albert Einsten)
Moderadora: Esp. Juliana Beraldo Ciorlia (Hospital de Câncer de Barretos)

12:45 – 13:00 | Perguntas

A paciente me curou do desânimo e da angústia
Palestra 14: 13:00-13:10: 
Dr. João Carlos Resende Martins Medeiros da Trindade (Hospital de Câncer de Barretos)
Moderadora: Dra. Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva (Hospital de Câncer de Barretos)

13:10 – 13:15 | Perguntas

13:15 – 13:30 - Divulgação dos resultados e premiações dos melhores trabalhos

   Ms. Cleyton Zanardo de Oliveira

  • Premiação: Prêmio – 1º lugar apresentação oral
  • Premiação: Prêmio – 2º lugar apresentação oral
  • Premiação: Prêmio – Menção Honrosa apresentação oral
  • Premiação: Prêmio - Melhor pôster

13:30 - 13:40  Encerramento - Esp. Juliana Beraldo Ciorlia (Hospital de Câncer de Barretos)

 

 

 

Comitê

Coordenadores gerais

Dr. Carlos Eduardo Paiva

Dra. Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva

Esp. Juliana Beraldo Ciorlia

 

Comissão Organizadora

Dra. Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva

Dr. Carlos Eduardo Paiva

Esp. Juliana Beraldo Ciorlia

Dra. Maria Salete de Angelis Nascimento

Esp. Cintia Helena Coutinho

Esp. Layra Minuncio Nogueira

Esp. Talita Caroline de Oliveira Valentino

Ana Paula de Araujo - Supervisor de Eventos

Bianca Cristina Pereira - Assistente Administrativo

Camila Argolo Muniz - Assistente Administrativo

Thiago Lins de Lima - Auxiliar Administrativo

Caio Fernando de Oliveira - Fotografo Científico

Nathan Almeida - Fotógrafo Científico

Kaio Ramiro da Silva Costa - Assistente Administrativo

Joyce Silva Pinto - Supervisora de Projetos

 

Comissão Científica

Ms. Cleyton Zanardo de Oliveira (Hospital de Câncer de Barretos)

Dr. Raphael Leonardo Cunha de Araújo (Hospital de Câncer de Barretos)

Dr. André Filipe Junqueira dos Santos (Universidade de São Paulo/Instituto de Oncologia de Ribeirão Preto/Academia Nacional de Cuidados Paliativos)

Investimento

10/05/2017 a 30/06/2017

Profissionais da saúde: R$ 370,00
Pós-Graduandos, Colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos:  R$ 250,00
Associados da Academia Nacional de Cuidados Paliativos: R$ 250,00
Estudantes de graduação: R$ 180,00


01/07/2017 a 31/08/2017

Profissionais da saúde: R$ 450,00
Pós-Graduandos, Colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos: R$ 300,00
Associados da Academia Nacional de Cuidados Paliativos: R$ 300,00
Estudantes de graduação: R$ 220,00


01/09/2017 a 13/10/2017

Profissionais da saúde: R$ 550,00
Pós-Graduandos, Colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos: R$ 385,00
Associados da Academia Nacional de Cuidados Paliativos: R$ 385,00
Estudantes de graduação: R$ 300,00

 

*Importante:

Prazo de cancelamento de incrição: Sete (7) dias a partir da data da compra.

No dia do simpósio é indispensável a apresentação de comprovação:

- Pós-graduandos (matrícula no curso de pós-graduação)
- Colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos (crachá do hospital)
- Associados da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (comprovante de pagamento da anuidade da ANCP- ano 2017)
- Estudantes de graduação (matrícula no curso de graduação)

 

Sub. Trabalho

PRAZO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS: 10/05/2017 a 22/09/2017

Para submeter seu trabalho você deverá logar na pagina do evento (login e senha) e enviar através do dispositivo " MEUS TRABALHOS ENVIADOS"

Critérios de seleção dos trabalhos a serem apresentados

1. Processo de Avaliação

1.1. Decodificação dos resumos

Serão atribuídos identificadores (ID) únicos para os resumos inscritos para a apresentação no I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, do Hospital de Câncer de Barretos, considerando a sequência de inscrição. Posteriormente, dois membros da Comissão Organizadora (que não poderão ser os mesmos da Comissão Científica), irão remover os nomes e filiação dos autores, e enviarão os resumos para o presidente da Comissão Científica. Desta forma, os avaliadores não terão acesso aos nomes dos autores e da filiação dos resumos que estarão analisando.

Importante: Qualquer resumo que contenha em seu corpo o local de desenvolvimento da pesquisa (por exemplo, Fundação PIO XII) ou qualquer informação que leve a identificação dos autores e/ou filiação será desclassificado.

 

1.2. Etapas de avaliação

O processo de avaliação dos resumos para serem aceitos para a apresentação e, posteriormente, para a definição da melhor apresentação oral e no formato pôster se dará através de três etapas.
Um membro da Comissão Científica não poderá avaliar seu próprio resumo (seja como autor principal ou coautor). Quando for necessário, a avaliação final deste resumo se dará através da média aritmética das notas atribuídas pelos demais avaliadores.

 

1.2.1. Etapa I – Adequação do resumo com o tema do simpósio.

O presidente da Comissão Científica e mais um membro da Comissão Organizadora (membro diferentes dos que realizaram a decodificação) irão avaliar de forma independente todos os resumos submetidos. Nesta etapa, será avaliado apenas se o tema do resumo é adequado ou não ao tema do simpósio. Entende-se por adequado se estiver entre os subitens da Tabela 1.

 

Tabela 1. Temas de resumos aceitos para apresentação no I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, do Hospital de Câncer de Barretos

1. Estudos que tenham avaliado qualidade de vida como desfecho primário ou secundário em cuidados paliativos;

2. Estudos qualitativos que tenham avaliado diretamente ou indiretamente o cuidado paliativo;

3. Estudos que tenham avaliado medidas diretas ou indiretas ligadas à cuidados paliativos, como avaliação de satisfação de cuidados, preferências de tratamento, compartilhamento de decisões terapêuticas, sintomas, ansiedade/depressão, qualidade de morte

4. Estudos de validação de instrumentos de avaliação em cuidados paliativos;

5. Relatos ou séries de casos que discutam aspectos relacionados à cuidados paliativos;

6. Estudos que tenham realizado revisão da literatura em cuidados paliativos: revisão sistemática ou meta-análise, revisão narrativa, revisão integrativa.

*Não serão aceitas revisões bibliográficas simples, sem rigor metodológico, como o das citadas anteriormente.

7. Estudos que tenham avaliado profissionais de saúde que atuam em cuidados paliativo

Quando ao menos um dos avaliadores definir (de forma independente) que o resumo faz parte do escopo do simpósio, o resumo será então aceito e se iniciará o processo de classificação (ETAPA II). Quando nas duas avaliações, for definido que o resumo não pertence ao escopo do simpósio, este será excluído do processo de avaliação.

 

1.2.2. Etapa II – Classificação dos resumos

Os membros da Comissão Organizadora responsáveis por realizar a decodificação dos resumos irão enviar os resumos (decodificados) aceitos (na Etapa I) para os três membros da Comissão Científica junto com uma planilha em Excel. Essa planilha deverá ser preenchida de acordo com os critérios estipulados neste edital e entregue ao presidente da Comissão Científica.
Cada membro, de forma independente, irá avaliar os resumos considerando os itens da Tabela 2, atribuindo para cada item, uma nota variando de 0 (item não satisfeito) à 10 (item totalmente satisfeito).

 

Tabela 2. Critérios a serem considerados para a classificação dos resumos aceitos.

1. Originalidade científica, inovação, qualidade e relevância temática do trabalho ao tema do evento;

2. Introdução concisa, clara, informativa e objetiva, com metodologia breve;

3. Consistência teórica e coerência entre a metodologia e os resultados obtidos;

4. Apresentação lógica e clara dos resultados;

5. Resumo conciso, clareza na apresentação das ideias, compreensível e com conclusões pertinentes.

A nota de cada resumo atribuída por cada avaliador será dada pela soma dos itens analisados. A avaliação final do resumo será composta pela média aritméticas das notas válidas atribuídas pela Comissão Científica, a precisão será de uma casa decimal. Posteriormente, os resumos serão organizados de forma decrescente (da maior nota para e menor nota).
Os quatro resumos com maiores notas serão convidados a apresentar no formato oral, e irão concorrer ao título de Melhor Trabalho Apresentado. Os demais resumos serão convidados a realizar a apresentação no formato pôster e o que estiverem na posição 05 à posição 15 irão concorrer a Menção Honrosa de melhor pôster.
Em caso de empate, será considerado a maior nota no item 1 para finalizar a classificação. Se o empate persistir, será considerado o item 3.
Serão divulgados, em ordem alfabética de título, apenas os resumos aprovados para a apresentação oral.  A classificação não será divulgada.

 

1.2.3 Etapa III – Avaliação dos trabalhos apresentados

Nesta etapa, as notas atribuídas anteriormente ao resumo serão desconsideradas. Cada trabalho iniciará o processo de avaliação da Etapa III com nota 0.

 

i. Avaliação oral

Os resumos serão apresentados para a Comissão Científica durante a realização do simpósio, em dia e horário definidos pela Comissão de Organizadora. A ordem de apresentação seguirá a ordem alfabética do título. Será concedido a cada trabalho tempo de 10 minutos para apresentação e 5 minutos para arguição da banca.
Os itens a serem julgados são apresentados na Tabela 3. Em cada item, será atribuído uma nota de 0 à 10 por cada membro da banca de forma independente, posteriormente, esses itens serão somados chagando-se a nota de cada resumo por avaliador. A nota final se dará pela média aritmética das notas dos avaliadores. O vencedor será o resumo com maior pontuação (com precisão de uma casa decimal).

 

Tabela 3. Critérios a serem considerados para a avaliação das apresentações orais

1. Apresentação (gestão do tempo, capacidade de expressão oral, capacidade de síntese, resposta aos questionamentos);

2. Originalidade / Inovação Científica (potencial para gerar mudanças em condutas);

3. Rigor Metodológico (consistência teórica e coerência entre a metodologia e os resultados obtidos).

Em caso de empate, será considerado a maior nota no item 2 para finalizar a classificação. Se o empate persistir, será considerado o item 3.

 

ii. Avaliação pôster:

O pôster deverá ser exposto durante a realização do simpósio em local e data definida pela Comissão Organizadora.
Os pôsteres serão avaliados, de acordo com os itens descritos na Tabela 4. Em cada item, será atribuído uma nota de 0 à 10 por cada membro da banca de forma independente, posteriormente, esses itens serão somados chagando-se a nota de cada resumo por avaliador. A nota final se dará pela média aritmética das notas dos avaliadores. O pôster que apresentar maior pontuação receberá a Menção Honrosa de melhor trabalho apresentado no formato pôster.

 

Tabela 4. Critérios a serem considerados para a avaliação das apresentações em formato pôster.

1. Apresentação (layout - tamanho de fonte, cores, justificado, resolução, etc...);

2. Originalidade / Inovação Científica (potencial para gerar mudanças em condutas);

3. Rigor Metodológico (consistência teórica e coerência entre a metodologia e os resultados obtidos).

Nesta modalidade de apresentação, será avaliado apenas o pôster, não sendo necessário a presença do autor durante a avaliação.
Em caso de empate, será considerado a maior nota no item 2 para finalizar a classificação. Se o empate persistir, será considerado o item 3.

 

Instruções para o envio de resumos:

Os resumos podem ser apresentados em português ou em inglês, letra no estilo Times New Roman,tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento Justificado.   Devem incluir o Título, nome(s) e afiliação(ões) dos autores e devendo ser estruturados da seguinte forma:  Introdução,  Objetivos,  Materiais  e Métodos,  Resultados e Conclusões.
No máximo 300 palavras (sem contar o Título, nomes e afiliações).
*Lembrando que no corpo do resumo não poderá constar a instituição em que foi realizada a pesquisa.

 

Instruções para a confecção de pôsteres:

Observação importante:

Não será permitido pôster impresso em folhas  A4 para serem coladas no local do evento.
O formato do pôter deve seguir as seguintes instruções: O espaço destinado ao pôster será de 2 metros de altura por 1 metro de largura (na orientação retrato). O pôster deverá conter as seguintes medidas: 90 cm de largura e 120 cm de altura, na orientação retrato. Deverá conter alça ou cordinha para pendurar no local.
*Pelo  menos  um  autor  do  trabalho  deverá se inscrever  no  evento  como  participante para que o resumo possa ser avaliado.  

 

Informações

 

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