Menu Mobile
Aguarde Carregando

WEBINAR II SIMPÓSIO DE SAÚDE INTEGRATIVA BARRETOS HUMANIZAÇÃO EM ONCOLOGIA

Imagem do Evento: WEBINAR II SIMPÓSIO DE SAÚDE INTEGRATIVA BARRETOS HUMANIZAÇÃO EM ONCOLOGIA
✪ Local: Webinar
Por:
Escolha a categoria
Código do evento: 103

WEBINAR II SIMPÓSIO DE SAÚDE INTEGRATIVA BARRETOS HUMANIZAÇÃO EM ONCOLOGIA
Categoria do evento

O Hospital de Amor de Barretos tem como missão promover saúde através de atendimento médico hospitalar qualificado em Oncologia, de forma humanizada, em âmbito nacional, para pacientes do Sistema Único de Saúde, apoiado em programas de Prevenção, Ensino e Pesquisa.

O conceito de Saúde Integrativa foca na importância da relação médico-paciente, propõe técnicas que integradas ao tratamento convencional proporcionam melhora da qualidade de vida e humanização do tratamento ao paciente oncológico, pois trata a pessoa como um todo, composto pelos aspectos biológico, social, emocional e espiritual. A incorporação do uso de Práticas Integrativas no dia a dia do cuidado dos pacientes, tem demonstrado excelentes resultados na redução de sintomas relacionados ao tratamento e à doença, assim como do sofrimento físico e espiritual no decorrer do tratamento (dor, ansiedade, depressão, etc.).

Portanto, a Medicina Integrativa está aliada à vocação do Hospital de Amor, compartilhada pela Faculdade de Ciências de Saúde de Barretos (FACISB), que consiste na incansável busca por estratégias de promover saúde e bem estar, e ao mesmo tempo, oferecer e humanização e qualidade de vida no tratamento do câncer.

             

 

 

Programação

 

PROGRAMAÇÃO

08:00 | Abertura: Apresentação e lançamento do Programa de Humanização Integral em Saúde do Hospital do Amor

Módulo I - Práticas Integrativas em Oncologia I
Moderador: Dra. Amanda Vechi
08:25 |  Reiki como coadjuvante no tratamento oncológico - Dr. Ricardo Monezi - Pontificia Universidade Católica
08:50 | Aplicação de Acupuntura em Hospital Universitário -  Dra. Thaís Araujo - Universidade da Califórnia em Los Angeles

9:15 | Discussão interativa

9:35 - 10:00 | Intervalo

Módulo II: Espiritualidade
Moderador: Dr. Sérgio Serrano
10:00 | A doença e a Espiritualidade - Padre Fernando Tadeu Barduzzi Tavares
10:25 | Dr. José Curiati - Espiritualidade e Saúde

10:50 | Discussão Interativa

11:10 | Caso clínico em oncologia - CUIDADOS PALIATIVOS

12:10 | Prática de Meditação - Hernane Souza

12:30 -13:30 | Almoço

13:30 - 14:00 | Prática de autocompaixão – Carol

Módulo II: Práticas Integrativas em Oncologia II
Moderador: Juliana Verruck
14:00 | Pediatria integrativa - Dr. Ricardo Ghelman - USP -SP
14:25 | Atenção e Cuidado ao paciente oncopediátrico - Dra. Maria Ester Azevedo Massola (Hospital Israelita Albert Einstein)
14:50 | Experiência da criação Núcleo de Medicina Integrativa em Oncologia Dra. Ana Cristina Pinho Mendes Pereira - diretora Geral INCA

15:15 | Discussão Interativa

Módulo III: Panorama de Saúde Integrativa e Qualidade de Vida
Moderador: Dr. Wilian Carlos Siena
15:40 | Medicina de estilo de vida - Dra Amanda M. Ribas Rosa de Oliveira (Santa Casa de Misericórdia de Barretos)
16:05 | Mindfulness no tratamento da ansiedade e depressão - Carolina Krauser (Depto. de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Amor de Barretos)

16:30 | Discussão Interativa

16:45 | Intervalo

Módulo IV: Novas tecnologias em Medicina nas Práticas Integrativas
Moderador: Dr. Leonardo de Paula
17:00 | Saúde 5.0 –  Humanização dos Cuidados em Saúde com uso de Tecnologia - Dr. Chao Lung Wen (IEA - Instituto de Estudos Avançados - Fac. Medicina USP, São Paulo)
17:25 | Rui Duarte Brandão - ZenKlub

17:25 - 17:40 | Discussão Interativa

17:40 - 18:00 | Encerramento

 

Teste
Palestrantes Confirmados

Palestrante 1: Ricardo Monezi Julião de Oliveira
Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona em cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização). Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenador das áreas de pesquisa e ensino da Unidade de Pediatria Integrativa (UPI) do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICR-HCFMUSP). Docente concursado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde leciona as disciplinas de "Bases Fisiológicas do Comportamento" e "Neurologia" para o curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), e é pesquisador do grupo "Interfaces psicobiológicas do desenvolvimento humano". Docente permanente dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS). Tem experiência nas áreas de docência e pesquisa em Morfologia, Fisiopatologia, Fisiologia do Comportamento (com ênfase em Psiconeuroimunoendocrinologia), Neurociências e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Palestrante 2: Thais Salles Araujo Thais Salles Araujo
É uma cientista assistente do projeto no UCLA Center for East-West Medicine. Originalmente do Brasil, ela obteve seu diploma médico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a faculdade de medicina, ela completou seus estágios na França e no México para conhecer outros sistemas e culturas médicas. Concluiu sua residência em Medicina Interna no Hospital Governador Israel Pinheiro e, para complementar seu conhecimento médico com uma visão mais holística dos pacientes, concluiu um treinamento de pós-graduação em acupuntura médica e medicina chinesa. Durante seu programa de residência, ela rodou no Center for East-West Medicine em Santa Monica. Ela é apaixonada fornecendo uma assistência humanitária abrangente e difundindo essa abordagem na comunidade médica, e alinhada com a de que ela está atualmente envolvida na construção de um programa educacional on-line em medicina Integrativa Leste-Oeste. Sua missão é contribuir para recuperar a alma da medicina, reconhecendo a importância da educação médica em medicina integrativa como um pilar para a construção de um modelo de assistência à saúde sustentável, eficiente e humanista. Seus interesses profissionais incluem assistência centrada na pessoa, bem-estar e sistemas médicos completos.

Palestrante 3: Paola Torres Costa Professora
Titular do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde coordena a Disciplina de Hematologia e Professora Titular de Imunologia da UNIFOR (Curso de Medicina e Pós-Graduação em Citologia e Onco-Hematologia). Pós-Doutorado na UNICAMP, no Departamento de Saúde Coletiva em Medicina Integrativa e Pós Doutorado em Biologia Cultural no Instituto Matriztica de Santiago sob orientação de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona (EUA). Mestrado e Doutorado em Farmacologia no LAFICA-UFC (Laboratório da Inflamação e do Câncer) onde desenvolveu pesquisas em cardiotoxicidade de agentes quimioterápicos. Fez Residência Médica na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro em Hematologia e Hemoterapia e Especialização em Hematologia na PUC-RJ. Com graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM-UPE/1989) é também especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil-RJ), Acupuntura e Ayurveda (ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda). Fundadora do INSTITUTO RODA DA VIDA (ONG que oferece Medicina Integrativa a pacientes oncológicos) em parceria com o NUMI-UFC (Núcleo de Medicina Integrativa) um Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará, idealizou programas para beneficiar pacientes oncológicos como o PRINTAR (Programa Integrativo de Apoio e Revitalização) e para educar estudantes da área de saúde como o POEMI (Projeto de Orientação e Educação em Medicina Integrativa). Realiza ainda pesquisas com interesse principal em qualidade de vida de pacientes portadores de neoplasias hematológicas, papel das Medicinas Tradicionais na educação médica e transdisciplinaridade em educação médica. Além disso pesquisa o papel das "narrativas de vida" e "autoetnografias" como elementos de ressignificação de vida, aprendizagem e cura e faz palestras e Saraus Literários com o seu grupo musical. É também membro do Comitê Harmony with Nature da Organização das Nações Unidas (ONU) como expert em Medicina Holística.

Palestrante 4: Padre Fernando Barduzzi Tavares Tadeu
Teólogo, possui licenciatura em Pedagogia, Filosofia, Sociologia e História. Pós-Graduação em Docência em Filosofia, História Social e Contemporânea, Educação Especial e Ensino Religioso, Logística e Gestão Hospitalar

Palestrante 5: José Antonio Curiati
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP de 1974 e 1979. Residência Médica em Clínica Geral e Propedêutica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 1980 a 1982. Especialização em Cardiologia e Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 1980 a 1981 e 1981 e 1982, respectivamente. Título de Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira em 1982. Doutorado na Faculdade de Medicina da USP de 1999 a 2003. Membro do Corpo Clínico e do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio Libanês. Coordenador do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio Libanês. Supervisor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador da Enfermaria do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Supervisor da Liga de Meditação e Saúde da Faculdade de Medicina da USP.

Palestrante 6: Ricardo Guelman
Médico graduado em 1986 (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Residência Médica em Pediatra (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1988), Residência Médica em Onco-Hematologia infantil (Centro Infantil Boldrini - Universidade Estadual de Campinas, 1991). Na área de Pesquisa: Mestrado na Área de Anatomia Comparada da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP, 1998); Doutorado em Medicina na Área de Obstetrícia Experimental do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2003). Tese: Ação do Viscum album sobre a prenhez da rata albina: estudo morfológico e radiológico. Pos doutorando pelo Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina desde 2014 com o projeto Antroposofia aplicada a Saúde em dor e Síndrome pós poliomielite. Área de Atuação: Consultório de Pediatria geral e Clínica Médica, coordenador do Ambulatório de Antroposofia e Saúde do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da UNIFESP. desde 2012 e foi coordenador do Núcleo de Medicina Antroposófica do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina de 2007 a 2014. Desde 2011 é membro fundador do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Universidade Federal de São Paulo.Na área de Ensino: Professor Assistente do Departamento de Histologia e Embriologia (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, 2000), Professor convidado de curso de pós-graduação na disciplina de Teoria do Conhecimento Aplicado - Fenomenologia de Goethe (Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, 2001-2005), Docente convidado da disciplina eletiva anual de Medicina Antroposófica pelo Departamento de Obstetrícia (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina, desde 2004), Docente convidado do Curso de Especialização em cuidados integrativos do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina desde 2009 e do curso de especialização em Antroposofia e Saúde do Depto de Obstetricia da UNIFESP. Coordenador pedagógico do curso de extensão "Semiologia antroposófica" do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.

Palestrante 7: Maria Ester Azevedo Massola
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC (1990). Pós Graduação em Yoga pela UNIFMU (2005) e em Medicina Integrativa pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2014). Atualmente é coordenadora do Curso de "Bases de Saúde Integrativa e Bem Estar" do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP). Coordenadora do "Curso para Professores de Yoga para Crianças e Adolescentes" do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga (IEPY). Professora no "Curso de Capacitação para Professores de Yoga" (IEPY). Autora do livro: "Vamos praticar yoga? Yoga para crianças, pais e professores". Phorte Editora (2008)

Palestrante 8: Ana Cristina Pinho Mendes Pereira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1992). Atualmente é Diretora Geral do Instituto Nacional de Câncer -INCA (2016-) sendo ainda responsável pelo programa de Residência Médica/Centro de Especialização e Treinamento em Anestesiologia do INCA (desde 2012). Na Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), ocupou o cargo de Primeira Secretária (2007-09), Diretora Científica (2009-10), Vice-Presidente (2011-12) e Presidente (2013-14). Na Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), foi membro-fundador da Comissão de Medicina Perioperatória (2007) e, posteriormente, membro do Comitê de Medicina Perioperatória (2013-15). É membro da Comissão de Educação Continuada - CEC (2016-) . Portadora do Título Superior em Anestesiologia (1996). Membro eleito do Conselho de Diretores da Union for International Cancer Control (UICC). Principais áreas de atuação: oncologia, medicina perioperatória, oncoanestesia, "Enhanced Recovery Programs", dor, cirurgia plástica, imunologia, cirurgia oncológica.

Palestrante 9: Amanda M. Ribas Rosa de Oliveira
Formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2003, realizou residência médica em Clínica Médica no Hospital Universitário de Taubaté (HUT) em 2007, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), concluiu a residência médica em Medicina Intensiva, sendo especialista e titulada pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) em 2010, é especialista em Nutrição Clínica, concluído no Ganep Nutrição Humana em 2010, sendo especialista e titulada Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (BRASPEN). Atualmente é médica da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, a qual é administrada pela Fundação Pio XII. Exerce a função de médica coordenadora da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), coordenadora do programa de residência médica em Clínica Médica (credenciado pela CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica), participa como membro do departamento de Qualidade, instrutora do ACLS/BLS, coordenadora da EMTN (Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional) na Santa Casa de Misericórdia de Barretos e da Fundação Pio XII e Vice - presidente da Comissão de Bioética da Fundação Pio XII.

Palestrante 10: Carolina Krauser
Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Instrutora de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceria com Oxford Mindfulness Centre da Universidade de Oxford. Especialista em Enfermagem psiquiátrica pela Residência Multiprofissional em Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) (2014). Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) (2011). Tem experiência na área de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Problemas de comportamento na infância e adolescência; Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT).

Palestrante 11: Chao Lung Wen
Medico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1985, possui doutorado pelo Departamento de Patologia da FMUSP, Disciplina Informática Médica, em 2000, e Livre Docência em 2003 pela Disciplina da Telemedicina . Atualmente é professor associado nível 2 da FMUSP e chefe da Disciplina de Telemedicina, Médico III do Laboratório de Investigação Médica do HC-FMUSP, Coordenador do Projeto Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização da educação em saúde (CAPES/ MEC ? SGTES/MS - 2010-2016 e líder de grupo de pesquisa da USP em Telemedicina e Telessaúde no diretório de pesquisa do CNPq/MCT . É coordenador e responsável pelo Projeto Homem Virtual, Mídias Digitais e uso de impressão 3D, e pelo Programa Jovem Doutor Redes. Coordenador de Projetos do Pró-Inovalab 2011 (Laboratório Digital de Aprendizagem Clínico Prático em Saúde) e 2012 (Laboratório de Midias Interativas e informatização da graduação), projetos integrantes dos editais para criação de Laboratórios de Inovação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde, Teleducação Interativa, Tecnologia Educacionais Interativas, Teleassistência, Objetos de Aprendizagem,e Pesquisa Multicentrica. Foi presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (2006-2013). Membro da Câmara Técnica de Informática e Saúde do Conselho Federal de Medicina (2015 - 2018). Responsável pelo Curso de Telemedicina pelo Departamento de Patologia, para Pós-Graduação Estrito Senso (8 créditos - MPT-5740), Curso Optativo de Telemedicina para Graduação (4 créditos) e Responsável pela Liga de Telemedicina da FMUSP (desde 2005). Orientador pelos programas de Pós-Graduação da Patologia e Fisiopatologia Experimental do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador da Disciplina MSP 4211 - Discussão Integrada de Casos (UC 21), do novo currículo de graduação em medicina (2015 - 2019) da Faculdade de Medicina da USP e Curso Telessaúde como Ferramenta de Ensino, Pesquisa e Assistência (FOB-USP). Responsável pelo projeto Pró-Inovalab UEA (2014 - 2017). Coordenador da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Patologia (2017 - 2019).

Palestrante 12: Rui Duarte Brandão 
É médico, formado pela CLIP, universidade portuguesa localizada na cidade do Porto, com experiência no Brasil em cirurgia geral e pós em Administração e negócios pela FGV. Quando um membro da família de Rui foi diagnosticado com síndrome de burnout, o médico deixou a residência que fazia nos Estados Unidos e veio ao Brasil para abrir o Zenklub.

Palestrante 13: Hernane Souza
Instrutor de Yoga e meditação - I.Y.T.A, massoterapeuta, consultor nos programas de cuidado e humanização do cuidador do Hospital de Amor de Barretos.

Sub. Trabalho
Informações
Realização


 

Todos direitos reservados © 1999 - 2020 Hospital de Câncer de Barretos.